Concurso PULSAR Jovens Investigadores

Física

Desenvolve a tua intuição Física e técnicas de resolução de problemas, num trabalho onde podes investir o teu tempo naquilo de que mais gostas.

Empenho

Esforça-te para chegar mais longe no teu conhecimento e dedica-te para concretizar horas de trabalho em material útil para outros Investigadores.

Criatividade

Estimula novas relações entre áreas diferentes do que aprendeste até hoje, e soluciona um problema de forma interessante.

Excelência

Mostra que mereces o teu lugar na comunidade científica com a qualidade do teu trabalho.

Tudo o que precisas saber

O Concurso PULSAR Jovens Investigadores é um projecto que visa essencialmente estimular a excelência científica em alunos do ensino secundário, inscritos no Curso de Ciências e Tecnologias. É destinado a todo o aluno que pretende ir além das tarefas usuais escolares e que ambiciona desenvolver em si competências típicas de Investigador. Neste seguimento, empenho e criatividade serão postas à prova nesta jornada.

Para participar no concurso, cada estudante irá desenvolver individualmente um trabalho de índole teórica e/ou prática, cujo tema deve pertencer a um de três domínios da Física: Mecânica Clássica, Eletromagnetismo ou Termodinâmica. O trabalho deve ser apresentado segundo a tipologia que o aluno considerar mais adequada ao seu projecto (artigo, relatório e outros), não devendo exceder as 4 páginas. À direita, apresentam-se sugestões de temas em cada um dos domínios de avaliação, caso tenhas dificuldade em escolher o teu. Note-se, no entanto, que a escolha de um tema por nós sugerido não traz qualquer vantagem ao aluno durante o processo de análise e escolha do vencedor.

O documento criado por cada participante deve então ser submetido, através do Formulário de Inscrição no final da página, desde 1 de dezembro de 2019 até 15 de março de 2020.

Findado o prazo de candidatura, a Equipa PULSAR juntamente com a Comissão Editorial da revista irão analisar todos as inscrições e selecionar um único vencedor, sendo o elemento mais importante para avaliação o trabalho desenvolvido por cada participante. O aluno vencedor receberá um livro de bibliografia universitária associada ao domínio da Física onde o seu trabalho se inserir, e o último irá integrar a edição 41 da Pulsar, tendo lugar de destaque na revista.

Todos os detalhes associados à presente descrição do modelo de inscrição devem ser consultados no Regulamento disponível nesta página, e o contacto nele discriminado deve ser usado para esclarecer qualquer dúvida que tenhas. Contamos com o teu trabalho, boa sorte!

Sugestões

  • Estuda o movimeto de um conjunto de N pêndulos acoplados. Podes inserir complexidade no sistema considerando massas diferentes para cada pêndulo ou ligando cada dois por uma mola.
  • Caracteriza a precessão verificada no movimento de um giroscópio e pensa como podes usar o efeito para determinar valores em laboratório (girocompasso, por exemplo).
  • Analisa os padrões de interferência resultantes da difracção da luz numa N-fenda. Para a dupla fenda o caso reduz-se à experiência de Young.
  • Resolve o problema familiar dos Thomson: o pai J.J. Thomson provou que o electrão era uma partícula carregada e o filho G.P. Thomson ganhou o prémio nobel pela verificação experimental da difração do electrão em cristais.
  • Informa-te sobre o problema do “Demónio de Maxwell” e reflete sobre uma possível solução (Teoria de Informação por exemplo).
  • Explora o arrefecimento de um material até ao limite de 0K e discute as razões pelas quais é impossível chegar a esse valor.

Em caso de alguma dúvida, contacta-nos para o mail pulsar.nfist@gmail.com.

Prémios – Livros

Mecânica Clássica

Kleppner, Daniel, and Robert J. Kolenkow. An Introduction to Mechanics. Cambridge University Press, 2014.

Electromagnetismo

Griffiths, David J. Introduction to Electrodynamics. Cambridge University Press, 2017.

Termodinâmica

Blundell, Stephen J., and Blundell, Katherine M. Concepts in Thermal Physics, Second Edition. Oxford University Press, 2010.

Formulário de Inscrição

Preenche o formulário de inscrição ao lado, disponível de 1 de dezembro de 2019 até 15 de março de 2020. Certifica-te de que te informas plenamente acerca dos detalhes que vão condicionar a tua candidatura. Para isso, consulta o Regulamento disponível para download abaixo. Obtém também a versão digital do Poster de divulgação do Concurso Pulsar Investigadores. Boa sorte!